Sem deixar vestígios, o voo QZ8501 que partiu de Surubaia as 5:35 de domingo (28) com previsão de chegada a Cingapura as 8:30 simplesmente desapareceu.
Embarcaram neste voo 155 passageiros e sete tripulantes, sendo 2 pilotos.
Segundo a Airasia, o capitão que estava no comando tinha 20.538 horas de voo, sendo 6.110 pela
própria companhia.
O modelo da aeronave, é um Airbus A320-200, de prefixo Pk-AXC. o Avião tem seis anos e passou pela manutenção de rotina em 16 de novembro de 2014.
O contato com a aeronave foi perdido por volta das 6:22, cerca de 42 minutos após a decolagem.
As condições meteorologias eram rasuravelmente boas, com algumas formações de chuvas mas nada que fugisse do normal, segundo a empresa.
Antes de perder o contato, o Piloto entrou em contato com a torre e pediu permissão para desviar de uma formação de mal tempo. Os controladores aprovaram o pedido para desviar a rora para a esquerda, mas recusaram o pedido de subir a aeronave. Segundo a Cnn, o pedido foi negado pois havia outra aeronave naquele altitude.
As buscas estão sendo realizadas e coordenadas pela Indonésia, concentrado em uma área de 200 quilômetros.
Algumas pessoas afirma que a aeronave foi sequestrada por alienígenas, pois acreditam que esta rota onde já desaparecem outras aeronaves funcionaria ali, uma rota usada por seres de outras galaxias. As autoridades dizem que a aeronave pode estar no fundo do mar.
As buscas continuam.